O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (NWS, na sigla em inglês) emitiu um novo alerta em relação aos incêndios que atingem a região de Los Angeles, na Califórnia. Segundo a agência, a retomada dos fortes ventos Santa Ana, nesta terça-feira (14), deve espalhar o fogo por novas áreas, expandindo a proporção do incêndio.
+ Homem reencontra cachorro perdido durante incêndios em Los Angeles
“As condições climáticas críticas a extremamente críticas continuarão para a costa sul da Califórnia, incluindo as áreas dos incêndios de Palisades e Eaton, devido aos ventos moderados a localmente fortes de Santa Ana. Avisos de bandeira vermelha de situação particularmente perigosa foram emitidos”, disse o NWS.
Os ventos Santa Ana são fenômenos comuns no sul da Califórnia, especialmente durante os meses mais frios. Trata-se de ventos secos e quentes, que se deslocam do interior da região em direção à costa, invertendo o fluxo usual de ar úmido vindo do Oceano Pacífico. Como chegam a até 70 km/h, as rajadas dificultam o trabalho dos bombeiros.
Anthony Marrone, chefe dos bombeiros de Los Angeles, disse que 70 caminhões-pipa adicionais foram mobilizados para ajudar as equipes a conter as chamas espalhadas pelos ventos. "Estamos preparados para o próximo evento de vento", garantiu.
Além do combate com água, as equipes começaram a utilizar um pó rosa para acabar com o incêndio. O Serviço Florestal usou 13 aeronaves para despejar o retardador de chamas, que ajuda a sufocar o oxigênio e, consequentemente, diminuir o fogo. O composto também muda a forma como a celulose nas plantas se decompõe e as torna não inflamáveis.
Fonte:Sbtnews
www.radionovaeranews.com.br