Mais de mil detentos dos presídios da região serão liberados para a "saidinha" temporária de fim de ano na próxima segunda-feira, antevéspera de Natal.
A quantidade de beneficiados, que vão permanecer em liberdade até o dia 3 de janeiro, representa uma redução de 41% em relação ao número de liberados no mesmo período do ano passado.
A diminuição é explicada pela lei que extinguiu a saída temporária, provocando redução gradual de beneficiados. Segundo o juiz da Vara de Execução Criminal, Evandro Pelarin, com o fim da saída temporária, apenas os detentos condenados antes da vigência da nova lei, aprovada pelo Congresso Nacional, estão sendo beneficiados.
Serão liberados 893 presos do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Rio Preto, 69 do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Icém, 35 do CDP de Riolândia, 15 do CDP de Paulo de Faria e sete da Penitenciária de Riolândia. Além disso, 32 mulheres serão liberadas do Centro de Ressocialização Feminina (CRF) de Rio Preto.
Todos os detentos liberados apresentaram bom comportamento nos últimos meses no regime semiaberto, mas deverão seguir regras durante a "saidinha", como não frequentar bares ou festas e permanecer em casa durante o período noturno.
Caso descumpram essas condições, podem ter o benefício cancelado, retornar à cadeia e ser excluídos das próximas saídas temporárias. Além disso, se cometerem algum delito, podem sofrer a regressão do regime semiaberto para o regime fechado.
Para garantir o cumprimento das regras pelos beneficiados, o comandante do CPI-5, coronel Márcio Cortez Maya Garcia, afirmou que já está programado um patrulhamento especial durante o período da saída temporária, por meio do Projeto Vida.
A Polícia receberá a lista dos beneficiados que indicaram residência na região e, nesse período, haverá monitoramento para verificar possíveis descumprimentos das medidas determinadas. (Com informações do Diário da Região)