Vídeos de uma abordagem policial em Porto Alegre viralizaram nas redes sociais neste sábado (17). As gravações mostram um homem negro sendo algemado por policiais sob protestos de transeuntes, que apontam que o agressor é um homem branco de calção.
O caso teria ocorrido por volta de 12h30, na Rua Miguel Tostes, no bairro Rio Branco, zona nobre da capital gaúcha. Testemunhas relatam que a vítima seria o homem negro, um motoboy, e o agressor, o homem branco de bermuda, morador da região. Ele teria tentado esfaquear o entregador no pescoço, que saiu correndo e foi perseguido. Pedestres teriam conseguido evitar uma nova agressão e chamaram a Polícia Militar.
É possível ver no vídeo o suposto agressor dizendo que o motoboy não trabalhava na região, como alegava, deixando a suposta vítima incomodada, que reagiu. Nesse momento, um policial, falando para ele se acalmar, puxa o motoboy pela camiseta. O homem fica incomodado com a ação do agente e as pessoas pedem que ele não seja algemado. "Ele tomou uma facada, mano", grita um. "Isso é racismo puro", clama outra. Em seguida, outros policiais tentam imobilizá-lo, enquanto o suposto agressor sai caminhando pela calçada.
Ambos foram levados para a delegacia para prestar depoimento. O 9º Batalhão da Brigada Militar disse que vai se pronunciar sobre o ocorrido. O Comando de Policiamento da Capital (CPC) disse ter tomado conhecimento da ocorrência e informou que a Brigada Militar irá instaurar ainda este sábado uma sindicância para apuração dos fatos.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), disse que pediu celeridade na apuração.