Na primeira semana de novembro, o número de roubos caiu 46% na região central de São Paulo, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os índices criminais foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP). De acordo com os dados, os casos de roubo passaram de 162, entre 30 de outubro a 5 de novembro de 2022, para 88 neste ano.
Os indicadores vêm caindo, sendo essa a 31ª semana consecutiva de redução nos casos de roubo.
Os furtos cometidos na região também caíram. Na primeira semana de novembro, a redução foi de 31%. Foram registrados 216 furtos, contra 311 contabilizados no mesmo período em 2022.
Leonardo Sant’Anna, especialista em segurança pública, aponta alguns dos fatores que contribuíram para a queda desses crimes na região.
“Houve uma redução da distância entre governo e Secretaria de Segurança, dando mais rapidez para tomada de decisões, e isso é fundamental quando se traz resultados. Nós vimos Polícia Militar, Civil, guardas municipais e Ministério Público interagindo de forma operacional, conversando de maneira mais direta sobre planejamentos e soluções, minimizando as burocracias e reuniões”, informa o especialista.
O especialista ainda aponta que São Paulo substituiu a gestão política de ações genéricas, muitas vezes desenvolvidas por publicidade, para uma ações científicas e pontuais, que levam a resultados como esse.
Os casos de roubo em geral também apresentaram uma redução de janeiro a setembro, com uma queda de 3,9% em comparação com o ano anterior, totalizando 171.593 casos. No mês de setembro, houve 17.891 registros, representando uma diminuição de 10,4% em relação a 2022.
O monitoramento de Cenas Abertas, feito com base nos registros criminais ocorridos nas regiões do 3º Distrito Policial (Campos Elíseos) e do 77º Distrito Policial (Santa Cecília), foi implementado no final de março. O sistema está disponível para acesso no site da Secretaria da Segurança Pública e apresenta um diagnóstico semanal das principais questões afetas à segurança pública presentes nas áreas da região central da capital paulista
Desde a implementação do monitor, houve uma redução de 54% nos casos de roubo e 31% nos casos de furto, na comparação da primeira semana com a última semana monitorada.
Leia mais:
Temporal em São Paulo: advogada explica como recorrer à indenização em caso de falta de energia
SP: inscrições do concurso público para Polícia Militar estão abertas até 20 de dezembro