A Polícia Nacional da Venezuela, controlada por Nicolás Maduro, publicou, nesta quinta-feira (31), uma foto da bandeira do Brasil com a silhueta de Lula e o texto: “Quem se mete com a Venezuela se dá mal
A montagem foi postada no Instagram. "Nossa pátria é independente, livre e soberana. Não aceitamos chantagens de ninguém, nem somos colônias de ninguém. Estamos destinados a vencer", diz o texto abaixo da imagem.
Escalada da crise
A crise entre Brasil e Venezuela começou a escalar após as eleições presidenciais que declarou Maduro como vencedor, apesar dos questionamentos internacionais sobre a falta de transparência na disputa.
Na semana passada, o Brasil se posicionou contra a entrada da Venezuela no Brics durante cúpula realizada em Kazan, na Rússia.
Na última terça-feira (29), durante uma sessão na Câmara, o assessor da Presidência Celso Celso Amorim disse que a resposta de Maduro ao veto brasileiro nos Brics havia sido desproporcional e cheia de ofensas ao presidente Lula.
As declarações provocaram reação do governo venezuelanom que decidiu chamar o seu embaixador em Brasília, Manuel Vadell, para "consultas".
Em comunicado, o país vizinho afirmou ainda que as falas do assessor especial de Lula "constituem uma agressão constante que mina as relações políticas e diplomáticas entre os Estados, ameaçando os laços que unem os dois países".
Reação do Brasil
O Brasil ainda não se pronunciou sobre as ofensivas da Venezuela. Nos bastidores, a recomendação, por enquanto. é manter a calma e evitar manifestações para não aumentar a crise e tentar manter uma boa relação com o país vizinho.
Fonte: Sbtnews