Os incêndios florestais que atingem o interior de São Paulo provocaram mortes, a suspensão de aulas e interditou rodovias que cortam o Estado o que levou o governo paulista criar gabinete de crise.
Dois funcionários de uma usina morreram carbonizados enquanto tentavam combater um incêndio em Urupês, a 165 km de Fernandópolis, na tarde desta sexta-feira, 23.
Os trabalhadores estavam em um caminhão, tentando apagar o incêndio em uma área de pastagem, quando o veículo tombou e eles não conseguiram fugir das chamas.
As vítimas, de 30 e 48 anos, são moradores de Irapuã e José Bonifácio. Ambos trabalhavam como brigadistas na usina. No final de semana, um homem morreu com queimaduras enquanto tentava conter queimada em Icem.
“Incêndios florestais podem atingir grandes áreas de vegetação natural. Com as rajadas de vento, o fogo pode se alastrar rapidamente. As queimadas emitem fumaça densa e tóxica que prejudica o meio ambiente e a saúde humana, causando problemas ao sistema respiratório e desordens cardiovasculares. Dois funcionários de uma usina em Urupês morreram nesta sexta-feira tentando combater um incêndio”, diz o comunicado da gestão Tarcísio.
O Corpo de Bombeiros do noroeste paulista divulgou nota de alerta nesta sexta-feira sobre o aumento expressivo dos incêndios florestais na região.
Segundo a nota, nas últimas 24 horas, as equipes atenderam mais de 60 ocorrências de incêndios em coberturas vegetais, resultado de condições climáticas desfavoráveis, agravadas pelo período de longa estiagem, baixa umidade do ar, ação dos ventos, altas temperaturas e ação humana (acidentais ou criminais). Várias cidades da região foram atingidas por grandes queimadas.
Devido à gravidade da situação, diz a nota, desde ontem todo o efetivo administrativo está mobilizado, todas as viaturas disponíveis estão sendo empenhadas, inclusive o helicóptero Águia da Polícia Militar.
Além de Rio Preto foram registrados focos de incêndios em Urupês, Poloni, Pontes Gestal, Paranapuã, Rubinéia e Nova Granada.
Com o aumento de queimadas na região, a fumaça toma conta de cidades, caso de Fernandópolis na noite desta sexta-feira.