grupo da terceira idade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que dispõe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Pessoa Idosa (SCFV), através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, tiveram um dia especial e diferenciado na sexta-feira, 15 de dezembro. Idosos e parte da equipe do serviço público foram passear na Praia do Sol, em Rubinéia, onde desfrutaram de um delicioso almoço no restaurante às margens do rio.
Atualmente o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Pessoa Idosa conta com uma média de 50 idosos participantes. Sob a coordenação da Nilcemara Veroneis Rossini, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é um equipamento público que oferece vários tipos de serviços de Proteção Social Básica, dentre eles, o Serviço de Convivência realizado por meio de grupos de segunda a quinta-feira no período da manhã. É um trabalho social que objetiva o desenvolvimento de atividades que contribuam para o fortalecimento de vínculos familiares e do convívio comunitário, a prevenção de situações de risco social e o desenvolvimento da autonomia e de sociabilidade dos idosos.
Segundo a coordenadora do CRAS, Nilcemara Veroneis Rossini, “o objetivo do passeio foi promover a inclusão social dos idosos, proporcionando momentos de lazer, diversão e descontração, além de promover enriquecimento e valorização dos pontos turísticos da região, já que muitos deles não tem a oportunidade de conhecer”.
A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Pérola Maria Fonseca Cardoso, destacou a importância dos serviços prestados pelo CRAS, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: “o objetivo de proporcionar momentos como este é prevenir ou interromper o processo de isolamento social do nosso grupo da melhor idade, gerando consequentemente maior qualidade de vida e reflexo positivos em outros aspectos, como, por exemplo, na condição de saúde”.