No feriado de 15 de novembro, ele pescou um peixe pirarucu com impressionantes 133 quilos. Foram necessárias duas horas de esforço para retirar da água esta espécie amazônica, que está fora da lista de proibição de pesca durante o período de piracema, entre novembro de 2024 e fevereiro de 2025.
"Esse foi o maior pirarucu que já capturei aqui no rio Grande. Foram duas horas de luta com ele. E olha que eu estava com o motor do barco ligado. Depois disso, foi só comemoração", afirma Odair.
O pescador relata já ter pescado outros exemplares da espécie pirarucu, com um peso máximo de 80 quilos. Para ele, esse era, até então, o maior peixe capturado.
Apesar de não ser típico da nossa região, o pirarucu chegou ao rio Grande, onde se tornou um dos grandes predadores de espécies nativas da nossa bacia hidrográfica. Em agosto, CIDADÃOnet publicou a reportagem “Pirarucu, o gigante que "invadiu" o Rio Grande e ameaça espécies nativas".
Segundo a Polícia Ambiental é o maior peixe capturado no rio Grande nos últimos 25 anos, conforme a experiência acumulada pela Polícia Ambiental. Como não peixe nativo da bacia hidrográfica da região, não há restrição para pesca.