Nesta quinta-feira (25) a capital São Paulo, completa 470 anos de história. A metrópole foi fundada em 1554 após a construção de um colégio jesuíta. Por quase dois séculos, São Paulo permaneceu como um povoado pequeno e isolado. A situação da capital mudou em 1681 quando o Marquês de Cascais transferiu a capital da Capitania de São Vicente para a Vila de São Paulo. Com o crescimento da importância de São Paulo, em 1711 a região foi elevada à categoria de cidade. A população da região era formada por brancos, índios e negros. Hoje a cidade é a mais populosa de toda América Latina, formada por habitantes de mais de 70 nacionalidades diferentes, sendo um dos lugares mais diversificados do Brasil.
Segundo o IBGE, a cidade de São Paulo foi a maior geradora de riqueza em 2023, com uma fatia de 9,2% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. O principal centro financeiro do país também se destaca por possuir diversas atividades culturais.
São mais e 130 museus, mais de 110 espaços de cultura, mais de 20 mil restaurantes e 30 mil bares, mais de mil salas de cinema e 280 salas de teatro. Destaque para o Museu de Arte de São Paulo (MASP), o Museu de Arte Moderna (MAM), o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho — popularmente conhecido como Pacaembu, o Parque do Ibirapuera e o Parque Estadual da Cantareira.
Para a comemoração do aniversário, a prefeitura do município preparou uma programação especial durante a quinta-feira (25). A comemoração inclui shows de bandas em seis palcos espalhados por todas as regiões da capital, apresentações culturais, passeio ciclístico Pedal Sampa entre outros. A programação completa está disponível nas redes sociais da prefeitura da capital paulista.
Além de São Paulo, os municípios de Paraisópolis (MG) , Vera Cruz (SP), Paramoti (CE) e Balsa Nova (PR) também fazem aniversário nesta quinta-feira (25). A programação completa das comemorações dos municípios está disponível nas redes sociais das prefeituras.