Um trecho do Estado bem longe do mar, no extremo Oeste, está revelando a moderna face do interior baiano. A região faz divisa com os Estados de Goiás e Tocantins possui 23 municípios que tem se destacado na produção agrícola, segundo o último estudo Produção Agrícola Municipal publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Seis cidades da região estão entre os maiores produtores agrícolas do País. A capacidade agrícola da região colocou a Bahia entre os sete maiores produtores, segundo o estudo.
Uma das cidades que está se destacando no Oeste da Bahia é Correntina, mais especificamente o distrito de Rosário, que fica a 200 quilômetros do município sede e onde tem se intensificado o cultivo de algodão, de milho, de café e, especialmente, de soja. Nos últimos 30 anos, a área plantada de soja só Distrito de Rosário cresceu mais de 10 vezes. De acordo com a Associação dos Produtores de Soja no Brasil (Aprosoja), o número passou de 30 mil hectares em 1980 para os atuais 471 mil hectares.
Na safra de 2022, Correntina e seus Distritos colheram um total de 21 milhões de sacas de soja, o que corresponde a 1,2 mil toneladas de grãos.
Foto: Fazendas em Correntina- Bahia- @/ignacio_brunno